domingo, 4 de dezembro de 2016

Aniversário de Caldas do Jorro: O que temos para comemorar?


Quem não conhece Tucano e vai pesquisar internet, vai encontrar dentre tantas coisas boa, a nossa Caldas Jorro com a seguinte descrição:
Caldas do Jorro é um relevante destino turístico hidromineral, cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos para o desenvolvimento da região. Localizada no município de Tucano no estado da Bahia suas águas são conhecidas pelo valor medicinal.
Despontando limpa, abundante, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, dissolvidos no volume de água termal e com temperatura que chega a 48° centígrados suas águas emergem de uma profundidade de 1.861,42 metros.
As análises físico-químicas foram iniciadas no local do poço com transporte de amostra para a sede do L.P.M., em cuja seção de Hidrografia do Ministério das Minas e Energia, foi completada a análise química pelo Químico Tecnologista H. A. SPINELLI, sob o nº. 22.582, de 15 de dezembro de 1965, nada revelando além dos elementos já dosados e pesquisados. Com propriedades terapêuticas já bastante conhecida e comprovadas, as águas de Caldas do Jorro têm grande poder curativo e são indicadas no caso de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastrointestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne – furunculose e parasitoses da pele (carece de referência técnica).
Caldas do Jorro conta com lindas praças, Parque das Águas com instalações de banho termal a uma temperatura de 48°C, duas piscinas com tuboàgua, quadras, churrasqueira, camping, vasta área verde com frutíferas, quadra poliesportiva, campo de futebol etc.
Mas nós que residimos por aqui sabemos que a realidade nos tempos presentes, é outra e que Caldas do Jorro foi esquecida pelos políticos e administradores e que hoje em seu aniversário não temos muito o que comemorar.
Mas mesmos assim quero parabenizar nosso belo Jorro e torcer  que novos tempos cheguem e ventos de mudanças soprem em nossa direção fazendo desse poço de riqueza um lugar que possamos nos orgulhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito desse artigo.